Tilt-Shift é uma técnica fotográfica muito utilizada antigamente em câmeras de grande formato, para possibilitar a captura de uma maior profundidade de campo mesmo com grandes aberturas de obturador. Essa técnica é bastante empregada atualmente em máquinas modernas com lentes apropriadas para simular ambientes em miniatura.
Abaixo você pode ver um exemplo bem claro do que o efeito pode causar em fotos. A primeira imagem é a original, tirada de um trem em movimento, à uma certa distância (algumas dezenas ou centenas de metros).
A segunda, após passar pelo tratamento do tilt-shift, abaixo, dá a impressão de ser uma foto de um brinquedo, tirada há alguns centímetros de distância.
Esse efeito pode ser conseguido com lentes especiais, técnicas avançadas de fotografia, softwares robustos ou simplesmente as duas formas mais fáceis, listadas abaixo:
Tilt-Shift Online
- Acesse o site TiltShiftMaker.com
- Localize o box “Choose a photo to upload“, selecione sua imagem e clique em “Upload“
- Do lado esquerdo selecione as principais características do seu Tilt-Shift: Posição do Foco (seta azul), Tamanho da área de foco (primeira seta roxa), Força do foco e suavização (segunda e terceira setas roxas)
- Clique em “Preview” e depois salve a imagem, clicando em “Download“
Você pode brincar também com as outras características do aplicativo online, mudando os valores e clicando em “Preview” para ver como vai ficando, até você gostar do resultado final.
Tilt-Shift no Celular
Se você usa iPhone, o app Tilt-Shift Generator é um ótimo aplicativo e custa apenas $0.99. Você encontra-o na iTunes Store. A versão gratuita do aplicativo tem poucas limitações, dá pra testar numa boa.
No Android há poucas opções de Tilt-Shift, mas eu achei uma bem bacana. Chama-se Tilt Shift i Cool Photos, disponível no Google Play.
Gostou? Boas fotos 🙂
* foto do exemplo por JoshMock no Flickr em Creative Commons