Remédios naturais contra piolho

Começou a dor de cabeça. Todo ano é isso no pré e no primário (se me chamar de coroa vai ver). As aulas voltam e dias depois os filhos chegam em casa com a cabeça coçando. Quase sempre acompanhados de um comunicado disfarçado de “dica sobre como acabar com o piolho“, mas na verdade é um aviso: Cuidado! Eles estão de volta!

Como indicar remédio é proibido para quem não é médico ou farmacêutico, aqui estão algumas soluções caseiras e naturais de como acabar com a praga:

  1. Arruda : Ferva 20g de arruda para cada meio litro de água. Use como loção capilar, lavando a cabeça após a aplicação.
  2. Caroço de abacate : Alguns caroços de abacate (complemente com um galhinho de arruda), fervidos e aplicados como loção, também ajudam.
  3. Vinagre : Esquente um pouco de vinagre e aplique por todo o cabelo e couro cabeludo. Enrole com uma toalha por alguns minutos e depois passe o pente fino. Após o procedimento lave o cabelo bem lavado.
  4. Água e Sal : Coloque bastante sal na água (quanto maior a concentração, melhor) e molhe todo o cabelo e couro cabeludo com essa água. Passe o pente fino até parar de cair lêndeas e piolhos. Lave bem em seguida.

Lembrando que o pente fino nesses casos é um parceiro ideal. Em qualquer procedimento o pente fino deverá ser utilizado várias vezes ao dia, e o processo repetido pelo menos duas vezes ao dia até a infestação acabar.

Em casos mais graves, o piolho pode provocar feridas e queda de cabelo. Nesses casos, aconselho procurar um médico.