O Horário Brasileiro de Verão é adotado em boa parte do Brasil, especialmente nos estados mais ao sul. Os benefícios em economia de energia elétrica durante o horário de verão são notáveis nesses estados, onde temos mais luz natural em “horário comercial” por assim dizer. Em outros estados a economia é insignificante, por isso nem todo o país adota a mudança.
A seguir veja as dúvidas mais frequentes sobre o horário de verão no Brasil, e as devidas respostas.
Quando começa o Horário de Verão?
Desde o decreto presidencial de 2008, o Horário Brasileiro de Verão sempre começa à 0h do terceiro domingo de outubro e termina às 0h do terceiro domingo de fevereiro. A exceção é se coincidir com o Carnaval, prorrogando em uma semana, nesse caso.
- Em 2015: 18 de outubro
- Em 2016: 16 de outubro
- Em 2017: 15 de outubro
- Em 2018: 21 de outubro
Quando termina o Horário de Verão?
Mesma regra explicada acima: 0h do terceiro domingo de fevereiro. Se coincidir com o carnaval, um domingo depois.
- Em 2016: 21 de fevereiro
- Em 2017: 19 de fevereiro
- Em 2018: 18 de fevereiro
- Em 2019: 17 de fevereiro
Quais estados participam do Horário de Verão em 2013?
Após a mudança em 2012, retornando o direito de não participação à Bahia, são 11 estados mais o Distrito Federal que participam do horário de verão no Brasil:
- Minas Gerais
- São Paulo
- Rio de Janeiro
- Espírito Santo
- Rio Grande do Sul
- Santa Catarina
- Paraná, Goiás
- Mato Grosso
- Mato Grosso do Sul
- Distrito Federal
- Tocantins
Como ajustar o relógio para o Horário de Verão?
Todo ano fica a dúvida, mas é fácil, fácil. Quando der meia noite do sábado, ou seja, quando der 0h do domingo, você deve adiantar em uma hora o relógio, passando assim a registrar 1h da manhã de domingo.
No domingo marcado para o final do horário de verão, à 0h (meia noite do sábado), você atrasa em 1 hora o relógio, que passa a registrar 23h do sábado. Quer uma boa notícia? Você acabou de ganhar mais uma hora para curtir no sábado ou mais uma hora de sono no domingo :-).