Como fazer máscaras faciais caseiras

Máscaras usando camisetas, cuecas, meias, pedaços de pano, papel absorvente, o que dá certo? Tutoriais existem aos montes.

A quarentena está apertando por conta da pandemia de COVID-19 e cada vez mais cidades estão decretando a obrigatoriedade do uso de máscaras faciais para quem precisa sair de casa. Como não está tão fácil encontrar e pode não sair tão barato comprar, selecionamos alguns tutoriais sobre como fazer sua própria máscara em casa.

Já falamos sobre a eficiência das máscaras com relação ao vírus e é muito importante frisar: se todo mundo usar máscaras, infectados ou não, as chances de contágio reduzem drasticamente, para cerca de 2% – enquanto o não uso de máscara torna as chances de contágio maiores que 75%.

Alguns dos melhores tutoriais em vídeo que encontramos

O Manual do Mundo ensinou como podemos fazer uma máscara caseira utilizando uma simples camiseta. Simples, confortável, sem costura ou cola.

A Monique Rangel mostrou uma máscara caseira eficaz feita com dupla camada de tecido e uma costura simples, feita à mão mesmo.

O canal DIY com a Vivi também demonstrou uma forma fácil de fazer máscara com malha, sem costura e sem cola, com a possibilidade de usar um filtro interno para reforçar.

A Amélia Requintada demonstrou em vídeo uma outra técnica, de fazer uma máscara caseira sem costura muito bem feita e com acabamento decente, utilizando cola e tecido.

Outros tutoriais “gambiarra”

Existem mais tutoriais no YouTube ensinando a fazer máscaras com cuecas ou meias, e até com papel. E apesar de serem eficazes contra poeira, elas não seguras quando se trata de uma pandemia – de um vírus que ainda não se tem vacina, diga-se.

Máscaras de tecido já não são muito eficazes, mas considerando o distanciamento social (pelo menos 2 metros de distância entre as pessoas) e que as máscaras possuem dupla camada de tecido e sejam usadas por todas as pessoas, temos uma boa cobertura contra a disseminação da COVID-19 e até outros vírus.

Lembre-se: se puder, #FiqueEmCasa.

Deixe uma resposta