Tilt-Shift é uma técnica fotográfica muito utilizada antigamente em câmeras de grande formato, para possibilitar a captura de uma maior profundidade de campo mesmo com grandes aberturas de obturador. Essa técnica é bastante empregada atualmente em máquinas modernas com lentes apropriadas para simular ambientes em miniatura.

Abaixo você pode ver um exemplo bem claro do que o efeito pode causar em fotos. A primeira imagem é a original, tirada de um trem em movimento, à uma certa distância (algumas dezenas ou centenas de metros).

tilt-shift-antes

A segunda, após passar pelo tratamento do tilt-shift, abaixo, dá a impressão de ser uma foto de um brinquedo, tirada há alguns centímetros de distância.

tilt-shift-depois

Esse efeito pode ser conseguido com lentes especiais, técnicas avançadas de fotografia, softwares robustos ou simplesmente as duas formas mais fáceis, listadas abaixo:

Tilt-Shift Online

  1. Acesse o site TiltShiftMaker.com
  2. Localize o box “Choose a photo to upload“, selecione sua imagem e clique em “Upload
  3. Do lado esquerdo selecione as principais características do seu Tilt-Shift: Posição do Foco (seta azul), Tamanho da área de foco (primeira seta roxa), Força do foco e suavização (segunda e terceira setas roxas)
  4. Clique em “Preview” e depois salve a imagem, clicando em “Download

Você pode brincar também com as outras características do aplicativo online, mudando os valores e clicando em “Preview” para ver como vai ficando, até você gostar do resultado final.

Tilt-Shift no Celular

Se você usa iPhone, o app Tilt-Shift Generator é um ótimo aplicativo e custa apenas $0.99. Você encontra-o na iTunes Store. A versão gratuita do aplicativo tem poucas limitações, dá pra testar numa boa.

No Android há poucas opções de Tilt-Shift, mas eu achei uma bem bacana. Chama-se Tilt Shift i Cool Photos, disponível no Google Play.

Gostou? Boas fotos 🙂

* foto do exemplo por JoshMock no Flickr em Creative Commons