O Black Friday é a sexta-feira seguinte (dia seguinte) ao Dia de Ação de Graças dos Estados Unidos. Uma data tradicional há muitos anos por representar o início das compras de Natal, a Black Friday reúne grandes descontos em diversas lojas do varejo tradicional.

A maioria das lojas abre super cedo (cerca de 4 da manhã) para atender a enorme demanda dos clientes, que chegam a formar filas com mais de 24 horas de antecedência em algumas lojas muito procuradas ou que oferecem descontos realmente fantásticos.

No Brasil, a data começou a mostrar alguma representatividade em 2010, e hoje já representa o dia de maior venda do varejo online, o e-commerce. O site BlackFriday.com.br reúne diversas lojas do comércio eletrônico nacional com bons descontos. Não chega a ser como nos Estados Unidos, onde os preços realmente caem até 90% em alguns casos, mas não deixa de ser uma boa oportunidade de compras para o natal.

O Black Friday 2012 cai em 23 de Novembro

Para os anos seguintes, confira a lista abaixo:

  • Black Friday 2013 é em 29 de Novembro
  • Black Friday 2014 é em 28 de Novembro
  • Black Friday 2015 é em 27 de Novembro
  • Black Friday 2016 é em 25 de Novembro
  • Black Friday 2017 é em 24 de Novembro
Como calcular? O Thanksgiving Day é sempre a terceira quinta-feira do mês de novembro. O Black Friday é no dia seguinte 😉