Geral, Utilidade Pública

Como justificar o voto

justificar-voto

Muita gente justifica seu voto durante as Eleições Brasileiras, por vários motivos. A maioria simplesmente não está em seu domicílio eleitoral, não se sente estimulado o suficiente para ir às urnas ou quer fazê-lo por protesto.

Seja qual for o motivo, abaixo seguem algumas informações para você que precisa justificar e não sabe como.

Como e onde justificar o voto?

No dia das eleições, é facinho. Basta comparecer em qualquer zona eleitoral e pedir orientação em qualquer seção. O mesário ou fiscal irá lhe fornecer um formulário para preencher e efetuará sua justificativa, lhe devolvendo um canhoto assinado.

Para justificar seu voto, você precisa de um documento válido com foto (carteira de motorista, RG, carteira de trabalho, passaporte, etc) e o número do título. Não precisa do título em mãos, apenas o número é suficiente. Para saber seu número, procure o site do TRE do estado emissor do seu título.

Qual o prazo para justificar se eu perder o dia da eleição?

Você tem até 60 dias, contando a partir da data da eleição, para procurar seu cartório eleitoral e fazer a justificativa.

Lembrando que você precisa fazer uma justificativa para cada turno perdido. Se o seu domicílio eleitoral teve segundo turno, você precisa justificar duas vezes, caso tenha perdido ambos.

Se eu perdi o primeiro turno, posso votar no segundo?

Sim, claro! São turnos distintos, você pode justificar apenas um deles ou ambos, mas separadamente. Mesmo tendo perdido ou justificado o primeiro turno, você pode exercer seu direito ao voto no segundo.

Eu pago multa se não votar nem justificar?

Sim, uma fortuna em valores atualizados de mais ou menos R$ 3,50 (três reais e cinquenta centavos) – valor de SP.

A multa é por cada turno perdido. Além disso, o governo vai dificultar sua vida um pouco. Você não vai poder concorrer a cargos públicos, emitir documentos oficiais como RG e Passaporte, etc., enquanto não estiver com suas dívidas eleitorais devidamente quitadas.

1 Comment

  1. Thank you and looking for more posts. I am really satisfied with this posting that you have given us. This is really a stupendous work done by you.

Leave a Reply

Theme by Anders Norén