Som e Imagem, Tecnologia

Como funciona o 3D?

O filme Avatar em 3D certamente fascinou muita gente com essa tecnologia, que não era muito empregada quando Avatar começou a ser filmado. Mas como isso funciona, você sabe? O pessoal do OnlineSchools disponibilizou um infográfico explicando de forma muito simples e didática como funcionam as imagens 3-D nas TVs e cinema, em 3 formatos diferentes: anáglifo, polarizado e Parallax.

Como a imagem é grande e em inglês, resolvi postá-la por aqui dividida e traduzida para o português, espero que ajude.

1. 3D Anáglifo (óculos com lentes coloridas, azul e vermelho)

Como funciona

As duas imagens são projetadas na tela simultâneamente, uma imagem para cada olho. Cada uma das imagens possui pequenas diferenças na perspectiva. Cada uma das lentes – vermelha e azul – é projetada para “enxergar” apenas uma das camadas, bloqueando a outra, por isso, cada olho só percebe uma das imagens. Seu córtex visual é quem faz o truque de combinar as imagens e seu cérebro é enganado, percebendo-as como uma só imagem tridimensional.

2. 3D de óculos polarizados

Como funciona

Similar ao método anáglifo, duas imagens diferentes com perspectiva e polarização distintas, são projetadas ao mesmo tempo na tela. Cada lente dos óculos identifica apenas uma das polarizações disponíveis, fazendo com que cada um dos olhos enxergue apenas uma das imagens. Novamente, seu cérebro não percebe o truque e combina as duas imagens distintas com apenas uma, porém tridimensional.

3. Barreira de Parallax (sem óculos)

Como funciona

Esse método não exige um óculos especial. As duas imagens com perspectivas diferentes, são dispostas em uma tela simultâneamente, porém entrelaçadas – divididas em faixas verticais e exibidas alternando-se as faixas. Um filtro, conhecido como “barreira de parallax” possui fendas precisas que permitem cada olho enxergar apenas uma das sequências de faixas, para cada perspectiva, dando novamente a impressão para o seu cérebro de que se trata apenas de uma imagem tridimensional.

11 Comments

  1. Lis

    Muito bacana essa página! =D
    Parabéns!!
    Até então só conhecia o 3D Anáglifo.

  2. anonimo

    pra quem é caolho ja era

  3. Daniel

    Afinal qual das três foi usada no avatar? Faltou o principal, ou o criador do tópico acha que todos viram avatar no cinema?

    • Daniel,

      Como a tecnologia de exibição, teoricamente, pode ser qualquer uma das três, não importa muito qual foi usada, porque depende da sala de cinema, entendeu?

      No Brasil nós temos salas 3D que utilizam os óculos polarizados. Não conheço nenhuma sala de cinema que utilie Barreira de Parallax, no entanto, quando Avatar sair em DVD e Blu-Ray, alguns felizardos que já possuem TVs 3D, poderão assistí-lo sem óculos.

      Abraço

  4. Muito boa a explicação, gostei mesmo.

    Até quem sabe eu faça um post sobre iss também, vou usar algumas referências suas e no final do post eu aviso que tirei adaqui, pode ser? ^^

  5. José Carlos

    As TVs 3D existentes no mercado atualmente necessitam de óculos para serem assistidas. Algumas empresas já estão desenvolvendo e testando modelos de TVs que usam tecnologia que dispensa o uso de óculos, mas essas TVs ainda não são vendidas comercialmente. Avatar, se for lançado esse ano em 3D para o mercado de home video provavelmente será para as TVs que utilizam óculos polarizados.

  6. ZéBedeu

    As TVs não usam óculos polarizados como o dos cinemas. A tecnologia empregada é o estereoscópico com óculos de lentes LCD que piscam, semelhantes aos antigos óculos de Master System, os polarizados não possuem qualquer necessidade de sincronia como os de LCD exigem.

    Aliás faltou explicar essa outra tecnologia, que está sendo utilizada nas TVs atuais.

  7. Leo

    Tava procurando por isso na internet muito bom apesar que se as dicas que estao na imagem fossem traduzidas iria ser mais compreensivel mas valeu a pena.

  8. sonia

    então muito legal as informações tem como vc fornecer seus dados e o do testo, to fazendo um trabalho relacionado e gostei muito da sua explicação
    son.ida@hotmail.com
    aguardo respota.

  9. Moacir Silva

    Caro amigo sou leigo no assunto e dúvidas são comuns no estágio em que encontro-me, estou prestes a adquirir uma TV 3d, a dúvida está (PASSIVO OU ATIVO)?
    Outra dúvida, filmes produzidos em 3D, poderá ser visto em qualquer uma das tecnologias ATIVA OU PASSIVA?
    Antecipadamente agradeço.

Leave a Reply

Theme by Anders Norén