Tecnologia

Como ampliar minha rede wi-fi gastando pouco?

Tive essa mesma dúvida hoje e fui batalhar por uma solução rápida, fácil e barata para ampliar o alcance de minha rede wi-fi. Várias soluções surgiram, através de pesquisas no Google e indicações de amigos via Twitter. Optei por trocar a antena e funcionou perfeitamente para o que eu precisava, mas aproveito para indicar as outras opções para que vocês tenham como escolher melhor. Comentarei todas.

Antena wireless indoor de maior capacidade

Essa foi minha opção. No shopping aqui perto encontrei uma da marca Multilaser de 5dBi. Pequena, prática, com base magnética para fixar em superfícies metálicas e cabo extensor de aproximadamente 1 metro (paguei 35 reais). Para essa opção, o seu roteador vai precisar ter a antena destacável ou uma porta extra para antenas externas. Alguns roteadores wi-fi mais simples possuem a antena fixa, tornando essa opção um tanto quanto mais difícil de ser implementada, por tornar necessário abrir o equipamento.

Nem é necessário desligar o router para substituir a antena, basta retirar a original desrosqueando-a e depois colocar a nova. Fixe a antena em algum local mais alto ou próximo à janela, para propagar mais o sinal de rede.

O aumento no ganho é significativamente bom. As antenas padrão desses roteadores normalmente possuem um ganho de 2dBi, então você consegue mais que dobrar o ganho da antena com essa solução. Existem outras opções um pouco mais caras com ganhos maiores. Na mesma loja que comprei essa, havia uma outra da mesma marca e com 7dBi de ganho por 42 reais. Só optei pela primeira por conta do cabo extensor, que a segunda não tinha.

Ampliando o ganho do wi-fi com papel alumínio

Paper FreeAntennaEssa solução é bem barata e satisfatória, se sua necessidade é aumentar apenas um pouco o ganho da antena. Com um pedaço de papel cartão, cartolina ou acetato (aquela folha plástica transparente e dura) e um pouco de papel alumínio, desses de cozinha, você consegue melhorar um pouco a performance de sua rede sem fio.

No site FreeAntennas você baixa o template com os formatos e explicações de como montar sua parabólica e encaixá-la na sua antena wi-fi existente. Há também, para os mais curiosos, uma explicação detalhada de como e porque funciona.

Eu testei a solução quando estava morando em Londrina, para compartilhar o link de Internet com meu vizinho, mas não obtive o aumento que o site promete, porém, me atendeu por um tempo. Tive um aumento de cerca de 20% a 25% no ganho do sinal.

Dobre o ganho com uma gambiarra (ou “hackeando a antena”)

Aqui vai uma solução para os que gostam de meter a mão na massa e gastar bem pouco. A ideia é mesmo muito simples: remover o plástico protetor da antena, substituir a parte interna por um fio especialmente espiralado em uma parte e cobrí-lo com um canudo (o.O) para proteger. O vídeo abaixo é explicativo ao extremo, mesmo para quem não fala inglês.

Antena wi-fi feita com embalagem de Pringles

pringles-cantennaÉ, você já ouviu algum dia alguém dizer isso, mas nunca imaginou que fosse verdade, certo? Pois é, com uma lata, não necessariamente de Pringles, dá pra fazer uma cantenna (can – antenna, can = lata, sacou? 😉 ) e ampliar muito o sinal de recepção do wi-fi do seu notebook ou computador.

O processo é relativamente simples, o material necessário é fácil de encontrar, mas será preciso um pouco de habilidade para montar sua cantenna. Habilidades manuais e precisão. Um pouco de coordenação motora está de bom tamanho, mas se você souber fazer uma soldagem, ajuda muito.

Você encontra um tutorial completo aqui, mas tem um outro também um pouco mais direto aqui. Escolha qual formato é melhor para sua compreensão e jogue duro.

1 Comment

  1. Alemão da mooca

    Olá gostaria de saber se depois demontada minha antena como eu compartilho ela dentro de minha casa, valeww

Leave a Reply

Theme by Anders Norén