Já faz tempo que os blogs deixaram de ser aqueles “diários virtuais” que a mídia tradicional – leia-se desinformada(?) e preconceituosa – insiste em repetir ad infinitum. Os autores estão investindo, não só seu tempo e conhecimento mas também dinheiro – mesmo que uns trocados.

Vi hoje uma proposta inovadora, que não é exatamente um primor de originalidade nem garantia absoluta de sucesso, mas não deixa de ser interessante. O Rafael Garoto-Prodígio Slonik do novo-MUNDO lançou o PRC – Programa de Remuneração de Comentários. Segundo o próprio Slonik, funciona da seguinte forma:

Este programa visa agradecer com pequenas quantias de dinheiro aqueles que contribuem com informações de qualidade nos textos do novo-MUNDO. Ou seja, nada de quantidade, o que vale aqui é qualidade. E como qualidade é muito relativa, meu método com certeza é controverso.

Quem irá decidir se o comentário tem ou não qualidade, sou eu. E quanto vale, também. Assim ninguém terá como burlar o sistema. É simples: um ótimo comentário = algumas moedinhas.

Se vai dar certo, só o tempo dirá, mas como na blogosfera tem muita gente que gosta de fazer previsões, darei meu pitaco: dando certo ou não, muito blog por aí vai imitar a iniciativa do Rafael.