Denúncia

Acidente da TAM. Hype e irresponsabilidade

Vivem dizendo que blogs são irresponsáveis e caça-níqueis, mas pouco se falou na Internet sobre um ato de extrema irresponsabilidade por parte do UOL, portal de conteúdo multinacional.

Por conta do acidente aéreo ocorrido em Congonhas com o avião da TAM na tentativa de pouso, vários portais criaram seções especiais para o acompanhamento online dos acontecimentos. Nada contra, afinal é notícia (e hype), tem que ser noticiada. O UOL foi o último grande portal a criar tal área e vincular uma seção na página principal, porém um dos poucos a permitir que os “internautas” (odeio esse termo) pudessem enviar fotos e vídeos para que fossem veiculados no site – claro, a imprensa toda estava cobrindo o PAN, alguém tinha que fornecer material.

Chamada no UOL com a fotomontagem
Chamada do UOL com a fotomontagem

Uma foto enviada tratava-se de uma montagem grosseira, simulando o momento em que uma pessoa pulava do prédio em chamas. Vários indícios da falsificação eram claros – o tamanho da pessoa em relação ao prédio, a diferença na cor (iluminação), a nitidez com que se captou a imagem “em movimento” – mas ainda assim a foto foi exibida na primeira página do portal como legítima e lá perdurou por mais de 1 hora depois da primeira denúncia de montagem.

Fotomontagem do acidente da TAM ampliada Fotomontagem do acidente da TAM ampliada [original]
Montagem e Original, lado a lado, ampliadas

Apesar da nota divulgada no Ombundsman – quem acessa isso? – não valida em momento algum a atitude irresponsável e desrespeitosa do UOL ao publicar o que poderia ser uma foto chocante (uma pessoa se jogando para não morrer queimada) se fosse real, de forma tão escandalosa. E se fosse verdadeira? Um momento de desespero como esse não deveria ser tratado com mais respeito e cautela?

Leave a Reply

Theme by Anders Norén